TALHAS E PONTES ROLANTES

O maquinário necessário para movimentar cargas e materiais pesados é conhecido por acompanhar a maioria das obras civis e carregam em si, literalmente, o peso da construção inteira. As talhas e pontes rolantes fazem parte desse maquinário de força e suas características vão desde o tipo de força que apresentam até o tipo de ambientes nos quais devem ser instaladas.

A respeito das talhas e pontes rolantes, existem algumas observações a considerar:

  • Talhas: podem ser manuais, elétricas ou pneumáticas e servem para elevar cargas pesadas verticalmente através de um cabo de aço. Sua praticidade aumenta a produtividade da atividade em andamento e oferece menores riscos aos operários, uma vez que estes não precisam permanecer próximos à carga e seu esforço físico é diminuído, no caso das talhas manuais e quase eliminado com as talhas elétricas e pneumáticas.
  • Pontes Rolantes: tipo de guindaste que possui característica de transporte da carga através de uma viga horizontal, favorecendo o carregamento de cargas pesadas para meios de transporte adequados ou mesmo para movimentação dentro do galpão.

As duas ferramentas, se usadas da maneira adequada, trazem benefícios para a obra e agilizam o que normalmente seria um processo longo. A utilização de talhas e pontes rolantes exige certos cuidados da empresa em relação à sua compra, instalação e manutenção. A compra deve ser feita após uma pesquisa sobre qual o melhor tipo de equipamento para atender suas necessidades, uma empresa fornecedora de talhas e pontes rolantes pode oferecer serviços de assessoria para ajudar nesse caso.

Outro ponto relevante é a instalação das talhas e pontes rolantes. Um maquinário que carrega cargas tão pesadas, se instalado de forma irregular sem se ater às normas e instruções de segurança, pode causar acidentes graves, oferecendo perigo aos operários e a integridade das próprias máquinas. A manutenção das talhas e pontes rolantes deve ser feita de forma periódica para que danos menores sejam consertados antes de se tornarem defeitos mais sérios, por isso é importante comprar peças sobressalentes para substituição de outras com algum problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.